Centro Molihua-Intercâmbios Culturais e Internacionais Luso-Chineses, Lda.

  

O Centro Molihua, sediado em Portugal, tem como missão promover o intercâmbio cultural entre a China e Portugal e como serviços principais a formação, a consultoria, a tradução/interpretação e a organização de eventos culturais, entre outros.

Desde a sua fundação, o Centro Molihua teve sucesso na organização de cursos de formação, eventos culturais, entre outros serviços, como por exemplo cursos de chinês, inglês, francês, caligrafia a pincel, taiji, qigong, yoga, entre outros; a tradução simultânea de reuniões importantes, sendo algumas delas organizadas pela Embaixada Chinesa em Portugal; tradução e interpretação para autoridades e empresas locais, que inclui várias traduções de discursos do senhor Presidente da República e da senhora Ministra da Cultura; colaboração na organização de dois concursos de Canções Chinesas para Não Nativos de Chinês e das atividades desenvolvidas pela ZWY-Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa


O responsável pelo Centro Molihua é o professor Lu Yang, licenciado em História pela East China Normal University, mestre em Economia Internacional e Assuntos Europeus pela Universidade de Lisboa e conhecedor de chinês, português e inglês. Trabalhou vários anos em Xangai sendo sucessivamente: tradutor/intérprete oficial e contacto com as partes chinesas no Pavilhão de Portugal na Expo 2010 em Xangai, colaborador no escritório da Cimpor e docente de português na Opfun Minority Language Training.
Trabalhou vários anos em Xangai sendo sucessivamente: tradutor/intérprete oficial e contacto com as partes chinesas no Pavilhão de Portugal na Expo 2010 em Xangai, colaborador no escritório da Cimpor e docente de português na Opfun Minority Language Training.
A convite de instituições da China Continental e de Macau, assim como dos Ministérios de Saúde de Moçambique e Cabo Verde, viajou, entre 2017 e 2019, para o continente africano com o propósito de fazer tradução/interpretação do Curso de Fomação de Medicina Chinesa.
Acumula atualmente o cargo de docente de Língua e Cultura Chinesa do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) e da UMC.
A convite de instituições da China Continental e de Macau, assim como dos Ministérios de Saúde de Moçambique e Cabo Verde, viajou, entre 2017 e 2019, para o continente africano com o propósito de fazer tradução/interpretação do Curso de Fomação de Medicina Chinesa. Acumula atualmente o cargo de docente de Língua e Cultura Chinesa do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) e da UMC.
O prestigiado professor Lu Yanbin é assessor do Centro Molihua.



O Centro Molihua funciona também como sede da ZWY – Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa e está disposto a trabalhar com as entidades chinesas e portuguesas, a fim de fomentar o intercâmbio bilateral em todas as áreas.



Formação • Tradução e Interpretação • Consultoria • Cedência de espaços