Aulas

Curso de Chinês para Jovens No Centro Molihua
2023/2024

Breve apresentação sobre o curso
  

  
Desde a abertura do curso a 23 de setembro, a Escola Chinesa do Centro de Molihua tem vindo a realizar uma série de interessantes atividades de ensino do mandarim ao fim-de-semana, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem do chinês apostando na sua proficiência em mandarim nas quatro áreas: ouvir, falar, ler e escrever.
  


A escola adopta uma estratégia de ensino em turmas pequenas, de 2 a 10 alunos por turma, bem como desenvolver conteúdos de aprendizagem e metodologias de ensino com base nas necessidades específicas de aprendizagem do chinês, tanto para nativos de chinês como para nativos de português. O curso visa ensinar a língua chinesa, acompanhando-a da aprendizagem e prática da cultura e da arte chinesas, o que é muito apreciado e apoiado pelos alunos e pelos seus pais.
  

  
Os alunos vêm de diferentes locais do país e seguem um horário comum da aprendizagem da língua e cultura chinesa. Normalmente, de manhã são aulas de língua e de arte e à tarde, aulas de cultura, de língua e de jogos. Cada aula dura 45 minutos. Neste primeiro período escolar de 2023/2024, existem três níveis de aulas de chinês: básico, intermédio e avançado.
  

  
O nível básico começa com o conhecimento e a escrita de caracteres chineses simples e o estudo sistemático do pinyin, com o objetivo de permitir aos alunos a realização de conversas quotidianas simples em chinês e a leitura de caracteres básicos sem ajuda do pinyin, bem como a leitura de todas as sílabas de pinyin e escrita de frases curtas.
  

 
O nível intermédio tem aulas concebidas para os alunos aprenderem mais caracteres e palavras chinesas, sendo capazes de compreender textos mais longos e certos poemas antigos, declamando-os em voz alta, escrever redações curtas compreendendo e aplicando as técnicas de escrita chinesas, além de contar histórias curtas ou expressar a sua própria opinião sobre um acontecimento.
  

  
O nível avançado centra-se no desenvolvimento da capacidade de compreensão literária dos alunos através da leitura e análise de obras chinesas de autores conhecidos possibilizando-lhes o adquirir de conhecimentos da cultura e da arte chinesas de maneira mais aprofundada e a melhoria das capacidades de compreensão e expressão em chinês. É feita alguma comparação entre chinês e português introduzindo paulatinamente a tradução entre as duas línguas.

  
    

Horário do curso
  

  
O horário do primeiro período escolar é o seguinte:
  

  
10h00/10h45
Língua Chinesa (aprender a escrever e falar, a declamar poemas, etc.)
11h00/11h45
Arte Chinesa (música chinesa, dança chinesa, taiji,
pintura a pincel, trabalhos manuais, etc.)
11h45/13h15
Intervalo para o almoço
13h15/14h00
Cultura Chinesa (caligrafia a pincel, contos chineses, ábaco,
cultura de chá, Ópera de Pequim etc.)
14h15/15h00
Língua Chinesa (aprender a escrever e falar, a declamar poemas, etc.)
15h15/16h00
Jogos tradicionais chineses em prol da saúde física e da inteligência
  
Momentos de atividades pedagógicas emocionantes
  

  
Depois de uma sessão preparatória de abordagem na aula sobre a Ópera de Pequim, a Escola convidou os alunos e os seus pais a visitar a Exposição da Ópera de Pequim no Museu Internacional de História Natural e da Ciência, no dia 29 de outubro, dando uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem in loco a indumentária e as máscaras da Ópera de Pequim, reforçando-lhes o interesse e gosto pela cultura chinesa.
  


  
Nas aulas da arte chinesa, as crianças aprendem a pintura chinesa a pincel com grande entusiasmo e atenção e alguns mostraram um talento indubitável na aprendizagem desta arte, considerada um dos tesouros da cultura chinesa.
  

   
        

  
  

  
  
  

  

Informações de admissão

O Curso é coordenado pela Prof. Wang Suoying (Professora Auxiliar aposentada e presidente da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa), Mestre Lu Yang (responsável pelo Centro Molihua), Dr. Liang Jingyuan e Sr. João Queirós (representantes dos encarregados de educação). As docentes principais são Liu Yuan e Fan Wenjia, ambas doutorandas bilingues.

O curso vai ter o 2º período escolar a partir de 6 de janeiro, com 13 semanas.

Seja bem-vindo ao nosso curso de chinês para jovens!
Podem escolher uma ou mais aulas, conforme a necessidade de cada um.

     
Lu Yanbin iniciou em 1977 a carreira de docente de Português a Chineses na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai.
Publicou trabalhos sobre a língua e literatura Portuguesas. Traduziu e dobrou dezenas de filmes chineses para a língua portuguesa.
Foi docente de Chinês e Português na Delegação Económica e Comercial de Macau em Portugal durante mais de 20 anos. É docente de Chinês do CCCM desde 2001.
O casal Lu Yanbin e Wang Suoying receberam em 2014, na China, o Prémio Luz da China (Chinese Culture Promoter of the Year).
  
Lu Yang é licenciado em História pela East China Normal University, mestre em Economia Internacional e Assuntos Europeus pelo ISEG da Universidade de Lisboa e responsável pelo Centro de Intercâmbios Culturais MOLIHUA.
Conhecedor de Chinês, Português e Inglês, exerce a profissão de docente de Chinês e Português e de tradutor/Intérprete, tendo adquirido largas experiências profissionais na China, Portugal e Àfrica.
É atualmente docente da Língua e Cultura Chinesa da Universidade de Medicina Chinesa.
Descarregue aqui todo o panfleto
  

luyangpt@gmail.com

Consulte-nos e saiba nosso novo horário
de aulas.
  
Aprofundamento em
Diagnóstico pela
LÍNGUA na
MEDICINA CHINESA